OBS: para quem é vegetariano, você pode excluir a carne e dobrar a quantidade de shitake, fica delicioso igual!
Vamos lá?
Shitake: Refogue 1 dente de alho picado ou espremido em 1 colher (sopa) de manteiga. Faça isso em fogo bem baixo para o alho não dourar. Junte 100g de Shitake, 1 colher (sopa) de shoyu, sal e pimenta do reino de acordo com seu gosto. Quando o cogumelo murchar, desligue o fogo e reserve.
Risoto: 1,5 litros de caldo de legumes ou de carne caseiro; 1 colher (sopa) de manteiga; 1/2 cebola picada; 150g de filé mignon em cubinhos temperado com antecedência de pelo menos 1 hora; 1 xícara de arroz próprio para risoto (arbóreo ou carnaroli); 2 colheres (sopa) de cheiro verde; sal e pimenta à gosto.
Mantenha o caldo fervendo ao lado da panela que vai fazer o risoto.
Modo de preparo: refogue a cebola na manteiga sem deixar dourar, apenas para murchar, junte a carne e mexa até dourar. Junte o arroz e misture bem. Adicione uma concha do caldo e mexa sem parar (em fogo baixo) até quase secar. Repita esta operação, concha por concha, até o arroz ficar bem macio. A quantidade de caldo usado pode variar dependendo da panela usada e do fogão. Eu usei mais ou menos 1,2 litros.
Misture o shitake, adicione cheiro verde. Corrija o sal e polvilhe pimenta do reino.
Quem testar, me conta aqui! Vou adorar saber.
Com amor por nutrir
Suyann Cavalheiro