- Por que a detoxificação é tão importante?
Diariamente entramos em contato com compostos que causam toxicidade às nossas células, e isso deve ser corrigido. Desde o consumo social do álcool, por exemplo, até aquela simples faxina na casa (com o contato direto com produtos de limpeza), substâncias nocivas fazem parte da nossa vida.
- Mas o que é a detoxificação?
Detoxificação é também conhecido popularmente na sua forma reduzida: Detox. Na verdade, esse é um termo usado que reflete a DES-toxificação, ou seja, a retirada de elementos tóxicos do nosso corpo. Pode ser compreendido também como a desintoxicação do nosso organismo para que ele funcione bem.
- Como o sistema “detox” do nosso corpo funciona?
O intestino e os rins são muito importantes para o processo de detoxificação. Pelas vias intestinais absorvemos o que ingerimos, e ter uma flora intestinal equilibrada permite que substâncias tóxicas sejam aí metabolizadas. Assim, o intestino se mantém como um bloqueio que pode evitar a absorção de elementos nocivos que são eliminados nas fezes.
- Papel da genética e da alimentação no detox-
Como o fígado é munido de um arsenal de enzimas essenciais para uma detoxificação adequada, enzimas hepáticas que não funcionem bem podem ser problema. Como é em nosso DNA onde estão codificadas as informações para a produção dessas enzimas, certos polimorfismos genéticos podem comprometer o processo detox.
Pessoas que carregam genótipos de risco em genes das fases 1 e 2 de detoxificação estarão mais propensas a não eliminarem substâncias prejudiciais de forma completa. Assim, elas permanecem trazendo toxicidade por mais tempo e podem fazer com que se acentuem os problemas de saúde.
Com amor em nutrir,
Suyann