A endometriose é uma doença de fundo inflamatório dependente de um hormônio chamado de estrogênio e é caracterizada pela presença do endométrio – tecido que reveste o interior do útero – fora da cavidade uterina, ou seja, em outros órgãos da pelve: trompas, ovários, intestinos e bexiga. A dor da endometriose pode se manifestar como uma cólica menstrual intensa, dor pélvica/abdominal à relação sexual, dor “no intestino” na época das menstruações, ou ainda, uma mistura desses sintomas. A muito a endometriose vem sendo tratada como uma doença sistêmica e não apenas local. Portanto, um tratamento multidisciplinar é fundamental.
Quando nos referimos a nutrição, temos alguns cuidados básicos que devem estar presentes no dia a dia de mulheres que apresentam endometriose, são eles:
???????? Alimentos com atividade antiinflamatória como açafrão, gengibre, geleia real, própolis, frutas vermelhas/arroxeadas e brássicas;
???????? Consumo predominante de alimentos orgânicos;
???????? Redução drástica de industrializados (pães, biscoitos, refrigerantes, açúcares, etc.);
???????? Redução do consumo de cafeína (adora um café? Ok. Que tal provar o descafeinado?);
???????? Consumo de bebida alcoólica de forma excessiva está relacionada ao aumento do risco no desenvolvimento de endometriose. Moderação, ok?
???????? Atividades físicas parecem diminuir as chances da doença, em estudos.
Procure algo que te dê prazer e insira imediatamente na sua rotina. .
Equilibre o intestino para reduzir a ansiedade
Você já reparou o quanto falo sobre intestino? Isso acontece porque para termos uma saúde plena, um emagrecimento eficaz, uma cicatrização bonita , uma pele saudável e um controle em sintomas como ansiedade, o intestino precisa estar bem lindão! Isso não significa APENAS funcionar direitinho. Significa ter fezes saudáveis, uma